Cantora e Compositora, Anna Karu é formada pelo Conservatório Municipal de Guarulhos e atua como Professora de Canto desde 2014, tendo como grande diferencial de suas aulas o desenvolvimento da interpretação do canto como forma de autoconhecimento. Com base em seus estudos vocais e experiências em demais áreas da arte, como dança, teatro e cinema, passou a desenvolver um trabalho próprio por meio da técnica aliada ao sentimento, viabilizando a seus alunos um profundo e transformador canal de autoconexão através da música e da verbalização, fortalecendo a confiança e poder pessoal para uma expressão mais livre do SER.

Como compositora, desenvolve atualmente um trabalho autoral de Música Medicina voltado para a elevação, reflexão e expansão da consciência.

Anna Karu é também mentora de Comunicação Emocional, facilitadora de musicoterapia em vivências e encontros e criadora do processo ReflexOM, no qual propõe uma jornada de autoestudo através da música e suas sensações, permitindo que elas revelem emoções e fragilidades que possam ser observadas e trabalhadas sem julgamento, apenas possibilitando expressar o que realmente sente, para ser quem realmente é, sem medo e sem culpa.


Trajetória

Anna Karu iniciou seus estudos de música em 2006, por meio do canto e do violão. Em 2007 decidiu dedicar-se totalmente à parte vocal, tendo estudado até 2010 com o Profº. Sérgio Sagica, cantor do Theatro Municipal de São Paulo. Em 2011, ingressou no Conservatório Municipal de Guarulhos, concluindo os estudos em 2016, frequentando durante os seis anos de curso aulas teóricas e práticas, individuais e em grupo, além de ter integrado o Coral do Conservatório, o Grupo de Prática Vocal com Acompanhamento e o Projeto de Estudos de Improviso. Em sua grade de professores, nomes renomados como Samuel Cardoso, Celso Franchine, Deborah Rossi, Adriano Vasconcelos e Eduardo Dias. Como estudos complementares teve a experiência de aulas particulares com Mônica Thiele Whagabi e, em grupo, com Regina Prata, no SENAC-SP.

Como integrante do Coral do Conservatório e do Grupo de Prática Vocal com Acompanhamento, realizou diversas apresentações sob regência de Deborah Rossi e Adriano Vasconcelos, entre 2012 e 2014.

Vocalista do duo de voz e violão Projeto A2, Anna Karu atuou em vários eventos e espetáculos, dentre eles, cerimônias de casamento; dois shows próprios em 2011; intervenções musicais entre 2010 e 2012 nas temporadas de quatro espetáculos de dança com realização da Escola de Dança Rita Camilo, onde Anna Karu atuou também como bailarina durante 7 anos, entre as modalidades de Hip-Hop, Jazz, Ballet Clássico e Dança Contemporânea; e o evento “Seisa 40 anos”, em 2013, onde o duo foi responsável pelo encerramento do grande evento ocorrido na cidade de Guarulhos.

Em 2013 expandiu seus estudos por meio de cursos artísticos voltados para um maior domínio e desenvolvimento de sua Comunicação Emocional, sendo eles: Modelo e Manequim (2013/2014); Teatro (2014/2016), onde participou da montagem de diversas peças, tendo uma delas sido “Vulgo Amor”, baseada em um de seus textos autorais e tendo utilizado na trilha sonora duas de suas composições em interpretação ao vivo; e, como uma extensão intensiva do Teatro, o curso de Cinema, através do qual pôde aprofundar de maneira mais ampla o desenvolvimento de personagens, tendo como resultado final a gravação do média-metragem “Refúgio”, que teve como tema a música “Amor em mim”, de sua autoria. O filme dirigido por Letícia Ribeiro foi exibido no Cinépolis Shopping Maia, em Guarulhos (2016), e com uma repercussão muito positiva ganhou sessões no Centro Cultural São Paulo (2017) e na I Semana do Cinema de Guarulhos (2017).

Também em 2017 passou a integrar o vocal da Banda Sonora, trabalho autoral de estilo pop-rock que visa aliar arranjos de alta qualidade com letras que conversem de forma simples e profunda com seus ouvintes. Nesse projeto tem lançados um CD de estúdio denominado “Nosso Tempo” (2018), composto por 12 faixas autorais; um DVD Ao Vivo de mesmo nome, gravado no show de lançamento realizado no Mosh Studios (2018) e o single “Tão nós dois”, lançado em 2019, marcando o fim da fase independente da banda. Em 2019, tendo assinado contrato com a gravadora Midas Music, tem lançados o EP “Porta Retrato”, com 3 faixas inéditas; e o single “Dei Sorte” (2020).

Em mídia nacional, Anna Karu participou do programa “Agora É Com Datena” (TV Band), no quadro Caixa de Talentos, no qual ficou entre os semifinalistas.